CARGA ELÉTRICA e LEI DE COULOMB

Conhecem aquela máxima de que "os opostos se atraem".


Pois é!
Se fizemos uma analogia com nossa física de cada dia poderíamos atribuir esta a experiência realizada por du Fay que mostra que "cargas de mesmo sinal se repelem: cargas de sinais opostos se atraem". Lembrando também que o fato de chamarmos cargas positiva ou negativas é creditado a Franklin. Onde a justificativa tomou como base sua experiência onde ele foi convencido de que cargas nas são criadas apenas transferidas de um corpo a outro (Nussenzveig, 1997).
É válido salientar nestes conceitos que um corpo é considerado NEUTRO quando o número de cargas (+) e (-) são iguais. O que nos remete dizer que todo corpo possui carga elétrica porém, quando a aplicação de equilíbrio, acima mencionado, se encontra, temos então a área de estudo da eletrostática. Onde nesta somente é considerada configurações de cargas em repouso (ou seja, nada varia com o tempo), tomando um referencial inercial como base. O que no abre caminho para o estudo da Lei de Coulomb, formulada por Charles - Augustin de Coulomb (1785) por meio de uma investigação da lei das forças
Resultado de imagem para lei de coulomb
Estamos falando até aqui, de apenas duas cargas elétrica, no vácuo, caso tenhamos mais que isso, é só aplicarmos o princípio de superposição!
Veja, por exemplo, que sobre a carga 2 atuam as forças das demais cargas, no caso 1, 3 e 4. Cujo, somatório desta considerando as leis de Newton,(ver também equilíbrio) determina a força elétrica resultante.

Lembrando que força elétrica posta pela lei de Coulomb.

Postar um comentário

0 Comentários