SOBRE O BLOG

Saudações caros leitores!!!

Sejam bem - vindos(as) ao Fora da Prancha.



Criamos este "ambiente de conteúdos" com o objetivo de disseminar informações no tocante à FÍSICA, MATEMÁTICA e a ENGENHARIA, de modo a envolver questões teóricas e práticas para melhor entendimento. Isso por meio de resolução de problemas (exercícios), relatos de experiências, estudo de casos, opiniões, e discussões.
Para que e porquê?
Para que possamos (de alguma forma) proporcionar/contribuir na construção de novos conhecimentos, e que (estes) agreguem valores ao seu campo profissional e/ou pessoal, em seu pensamento e ações.
É fato que existem diferenças, muitas vezes, entre o pensar e o agir, dentro de nossas atividades cotidianas. Porém, também é fato que um conjunto de conhecimentos pode nortear mais "rapidamente" na direção de um melhor caminho a ser seguido, procurando-se estratégias e métodos que possam se utilizados diante a cada situação. 

SOBRE O TITULO DO BLOG


Por que "Fora da Prancha"? O que esta por trás deste nome?

Ele foi idealizado em 2017, e este nome é uma "alusão" a este instrumento "a prancheta/prancha", (que era) utilizado geralmente em atividades para projetos de arquitetura e engenharia, antes dos programas de computadores para estas áreas. E que aqui trazemos como uma analogia, no sentido de que, pensamos, projetamos e planejamos "o projeto" e a produção de qualquer produto, na prancha. Na expectativa de quando (uma vez) fora dela, possamos medir e refletir a(s) ideia(s) pensada(s) e dimensionada(s) (sobre ela a prancha) as prática(s) no campo, para assim se buscar resultado(s) satisfatório(s) conforme pensado outrora.
É neste sentido que nos referimos quando colocamos os termos/verbos "pensar e o agir". Com uma concepção de que dentro das "linhas" de tudo que pensamos e fazemos é de alguma forma uma produção. Quer seja em uma sala de aula, quer em uma "indústria manufatureira" e/ou em nosso dia-a-dia. Desta maneira, nesta linha de pensamento, defendemos que,
as mesmas preocupações, que são demandadas na etapa de elaboração (no pensar) devem estar presentes quando da execução (no fazer), desta forma pondo teoria e prática para produzirem resultados satisfatórios.
Assim, fica como sugestão, considerarmos a singularidade das realidades para construir "novos conhecimentos". E que a plenitude da qualidade (termo tão relativo) é uma busca incansável, onde não temos a certeza de um valor absoluto exato. Apenas estimamos algo desejável, para nos aproximarmos e com a persistência de sempre procurarmos alcançar a excelência. Sendo  neste caminho necessário que existam visões e (re)visões das situações dentro e fora do campo em que atuamos.

PENSANDO NA INTERDISCIPLINARIDADE

(Física, Matemática e Engenharia)

Partimos do princípio de que o conhecimento "nunca está sozinho" nem mesmo é algo unilateral. Há (quase sempre) a necessidade de auxílio na resoluções problemas (quaisquer que sejam) para superação de obstáculos, para o desenvolvimento de ideias, de pensamentos, de projetos, na busca por resultados que nos satisfaçam. E dentro desta "linha" de pensamentos, que devemos considerar o conhecimento que cada individuo já possui para melhor trabalhar (por exemplo) dentro do processo ensino-aprendizagem em quaisquer que sejam os processos e/ou áreas que nos envolvemos. Isso poderá facilitar muito o desenvolvimento de qualquer projeto para construção de algo concreto.
Este é o motivo da interdisciplinaridade defendida e encontrada em nosso ambiente. Além, é claro, de trata - se de áreas de domínio (conhecimento e atuação) dos moderadores.
Defendemos (também) que, não existe uma "verdade suprema", e que estamos todos "fadados" a erros, acertos e correções que nos move e nos leva a, "ver e (re)ver conceitos". E de sermos capazes de uma leitura e (re)eleitura de situações e de si.
Dito isto, ao passar por aqui, deixe sua contribuição, seu comentário, pois, será de grande valia para nossa construção e reconstrução diária de nosso material. Bem como, estímulo, para que possamos continuar a produção conteúdos para você(s). Somente podemos saber o que você precisa se nos ajudar, apontando o melhor caminho.
Gratos pela visita, sintam-se acolhidos e volte(m) sempre que quiser(em)!

SOBRE O ORGANIZADOR

Profº. Julio Cesar Sousa

Professor e um "eterno estudante". Graduado em Física; Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Construção Civil. Especialista em Engenharia de Produção com foco para administração da produção.
Sobralense, Cearense, Nordestino com muito orgulho. Gosta de olhar de forma sistemática o entorno das partículas e considera que "tudo" está conectado, ou se conecta de alguma forma seguindo as "leis da natureza". Sempre busca por respostas "lógicas" - que façam sentidos - para as (principais) interrogações que surgem no horizonte.

COLABORADOR

Profº. Carlos Eduardo Sousa


Mestrando em Ensino de Ciência pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), Graduado em Física (Instituto Federal do Ceará - IFCE). Atua como professor de "aulas particulares" para estudantes do ensino fundamental e médio desde 2019, com as disciplinas de Matemática e Física. Tem predileção por estudos direcionados à Astronomia. É proprietário do blog Estudando do Universo.


ONDE ESTAMOS__________________


ESTADO DO CEARÁ


Com a decisão do rei de Portugal D. João III em dividir o Brasil em capitanias hereditárias, coube ao português Antônio Cardoso de Barros, em 1535, administrar a Capitania do Siará (como era chamada a região correspondente as capitanias do Rio Grande, Ceará e Maranhão). Entretanto a região não lhe despertou interesse. Só então, em 1603, é que o açoriano Pero Coelho de Sousa liderou a primeira expedição a região, demostrando interesse em colonizar aquelas terras.
[...]


A cidade de Sobral

Situada na Região Noroeste do Ceará, a 235 quilômetros de Fortaleza, entre as águas do Rio Acaraú e a Serra da Meruoca, Sobral limita-se ao norte com os municípios de Massapê, Santana do Acaraú e Meruoca, ao sul com Santa Quitéria, Groaíras e Cariré, a leste com Itapipoca, Irauçuba e Canindé, e a oeste com os municípios de Coreaú, Mucambo e Alcântara. Sobral é ligada a Fortaleza através da BR-222, que liga, ainda, o Ceará ao Piauí, ao Maranhão e ao Pará. 
[....]